Data de Publicação: 21/04/2021 14:03:58

Você tem o hábito de manter suas unhas limpas? Sabia que através dela podemos identificar inúmeras doenças?

Toda mulher gosta de desfilar por aí com unhas bem feitas. Elas exercem função mais do que estética no nosso corpo, pois elas protegem as pontas dos dedos e ainda podem indicar como anda a nossa saúde.

Quando a unha tem formato de colher, por exemplo, bem arredondada, é um sinal de que a pessoa pode estar sofrendo de problemas cardiovasculares ou pulmonares, como asma e bronquite, que afetam a circulação.

Se falta algum tipo de vitamina no corpo, como a C, a produção de alguns hormônios pode ser afetada, assim como a fabricação de queratina, deixando as unhas com um aspecto diferente do saudável. No caso da diabetes, as unhas crescem avermelhadas e cheias de ondulações.

Veja, a seguir, como identificar através das unhas como anda nossa saúde:

COMO SABER SE SUAS UNHAS ESTÃO SAUDÁVEIS?

Manchas brancas

Geralmente, são causadas por trauma na lâmina ungueal, nome dado a produção cutânea formada de queratina compactada, que é composta de proteína, enxofre, água, cálcio e ferro. Esses machucados podem acontecer na manicure, por exemplo.

Manchas marrom-enegrecidas

Esse tipo de mancha pode indicar condições benignas (como uma micose com coinfecção bacteriana), ou um problema mais grave: o melanoma.

Unhas brancas e avermelhadas

O branco perto da cutícula e o vermelho em direção à ponta da unha podem significar doenças nos rins. Esse tipo de problema também pode começar a surgir após sessões de quimioterapia.

Marcas brancas junto às cutículas

A presença dessa característica nas dez unhas das mãos, com exceção da ponta, pode indicar diabetes, insuficiência cardíaca e cirrose hepática.

Tom amarelado e textura espessa

É sinal de doenças no pulmão e no intestino.

Depressões e furos

Nesses casos, as possibilidades incluem diferentes doenças de pele, como a psoríase.

Unhas fracas e quebradiças

Essa característica das unhas pode indicar deficiência de ferro no organismo, a chamada anemia. O afinamento e o enfraquecimento das unhas também podem significar alterações na tireoide.

Pequenas manchas roxas

É um alerta de doenças infecciosas graves, como a meningite e a septicemia. Elas acontecem quando uma infecção bacteriana em outra parte do corpo, como pulmões ou pele, consegue se espalhar pela circulação sanguínea.

AVALIAÇÃO MÉDICA É FUNDAMENTAL

Porém, não adianta olhar para as mãos e entrar em desespero caso note alguma mudança, pois apenas o médico é capaz de diagnosticar corretamente a presença de alguma alteração na saúde. Afinal, há sinais que não são doenças, unhas roídas também podem ser um sinal de doença: ansiedade!

As unhas dos pés também podem apresentar sinais de que algo não vai bem, todavia, é mais raro isso acontecer. Micoses e traumas por causa de sapatos apertados são alguns dos problemas mais comuns e o ideal é ir à manicure e levar o próprio equipamento ou usar apenas os que forem esterilizados. É bom exigir o uso de lixas descartáveis e solicitar sempre que o profissional não retire muito a cutícula. Esmalte e removedores também agridem as unhas, desidratando-as.

Verificar os detalhes das unhas é fundamental!

E aí, identificou algum desses sinais em sua unha? Se a resposta foi positiva, não entre em pânico, procure sempre consultar seu médico o mais rápido possível. Somente ele poderá dizer se você está com algo errado no organismo ou não.

Onde Estamos

 

  São Caetano do Sul - SP

Fale Conosco

 

  (11) 4231 2990

Resultado de imagem para icone whatsapp (11) 4231 2990

   atendimento@aveccosmeticosebeleza.com.br

Redes sociais

 

© 2021 AvecNet